Pages

Search This Blog

Loading...

idéia do Blog

“Comunicação de Risco e Riscos da InComunicação”

Minha dissertação de Mestrado

Saturday, January 14, 2012

Criar diálogos... communiting!!


seja lá o que você pense sobre o futuro dos negócios...
seja lá o que você acha que a sua marca significa para as massas...
ou qual for a sua estratégia de marketing para a juventude...
uma coisa é certa: estamos no meio de uma mudança épica...
Sob alguns aspectos, parece que voltamos ao Século XVII, quando todos estavam na corrida para descobrir o novo mundo...
o google são os franceses...
o twitter são os espanhóis...
a microsoft são os holandeses...
os malucos da apple são os portugueses...
os oceanos são a internet e os computadores e softwares são os navios...
e todos eles estão navegando para encontrar e conquistar novas terras...

a mudança está acontecendo por todas as partes...
na política por todo o mundo...
no âmbito corporativo...
no ramo do entretenimento...
nas fábricas...
os setores da economia e as marcas têm que se perguntar:
por que isto está acontecendo?
o que é a causa disto?
se você não se perguntar, não será capaz de se manter relevante quando a energia da transformação terminar...
novos tempos demandam novas ideias...
olhar para o passado não é uma forma de garantir um futuro...
repare nos filmes:
há um novo “planeta dos macacos”, um remake de “conan, o bárbaro”
enquanto na TV, há as novas “panteras” e um novo “hawaii 5-0”...
é como se tivéssemos perdido a capacidade de imaginar...
teriam desaparecido todas as mentes criativas?
ou...
quem foi que parou de investir nos sonhadores?

a indústria da música continua a vender discos de plásticos
também conhecidos como álbuns – quando os atuais fãs de música compram ou escutam músicas direto da internet ou por meio de seus celulares...
o presente gira em torno do acesso à representação física do consciente coletivo...
antigamente, a consciência coletiva era um conceito...
hoje em dia, a consciência coletiva está no seu smartphone e se chama twitter...
o twitter é a representação física da consciência coletiva, pela qual pode-se conectar com a consciência de milhões...
você não precisa adivinhar o que se passa na cabeça das pessoas...
as pessoas estão conectadas...
para se manter relevante, você ou o seu negócio ou a sua marca precisam ser parte desta conexão...
é preciso participar das conversas...
ou mesmo começar as conversas...
é preciso inventar ou amplificar culturas...
marcas precisam ouvir a comunidade...

pense nos setores da economia que estão prosperando e naqueles que estão tendo prejuízo...
muitos dos que estão no prejuízo têm apostado nos comerciais de TV e ainda não encontraram novos maneiras de ofertar seus produtos...
os que estão prosperando não têm comerciais mas ainda assim são bem-sucedidos...
qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do facebook?
qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do zynga?
qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do twitter?
ou de algum outro negócio em ascensão que reúna comunidades?
Há todo um novo conceito de marcas e negócios que reúnem comunidades...
Você não precisa utilizar os canais tradicionais para o marketing e a publicidade
Hoje em dia, você precisa transformar um momento em uma força e uma força em um movimento
que não pode ser realizado em um comercial de 30 segundos
é preciso iniciar uma conversa com seus consumidores
então, digo eu, CRIE CONVERSAS E NÃO ANÚNCIOS...
Em 2011, se você quer encontrar seus consumidores, não pode fazer negócios como se estivéssemos em 1991 ou mesmo em 2001
especialmente no mercado para jovens...
o que prendia a sua atenção ontem não vai mais prender a sua atenção hoje ou amanhã...
práticas antigas não resolverão problemas do presente ou do futuro...
os empresários antes iam onde o dinheiro estava
atualmente, para ter um negócio, é preciso ir onde estão as pessoas
pessoas tem o poder de acabar com as marcas ou fazer delas um sucesso

penso que deveríamos evoluir do marketing para o COMMUNITING...
temos comercializado tanto que temos matado as comunidades...
temos comercializado tanto que temos feito mal aos nossos clientes...
temos que conduzir os negócios de uma forma que dê condições e sustente as comunidades...
COMMUNITING tem a ver com a COMUNICAÇÃO entre pessoas e companhias que dão condições e sustentam uma COMUNIDADE...
O COMÉRCIO está nas intersecções dos relacionamentos entre as pessoas e as empresas.
COMMUNITING será o novo padrão:
Se o seu anúncio, plano de marketing ou comunicação não acrescenta, remodela, dá condições ou fortalece a comunidade, então não o leve adiante.

Por will.i.am, líder da banda Black Eyed Peas

0 comments:

Post a Comment