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“Comunicação de Risco e Riscos da InComunicação”

Minha dissertação de Mestrado

Friday, April 27, 2012

"A alegria não chega apenas 
no encontro do achado, 
mas faz parte do processo da busca. 
E ensinar e aprender não pode 
dar-se fora da procura, 
fora da boniteza e da alegria". 
Paulo Freire

Saturday, March 31, 2012

Rumors: Information Is the Antidote

Para rumores.. informação!

Até mesmo um boato totalmente falso tem uma espécie de "verdade": 
Ele revela informações importantes sobre como as pessoas estão 
pensando e sentindo, e que tipo de acusações que consideram credível.

Antigamente tinhamos dificuldade para a obtenção de informações. 
Agora o problema é selecionar as informações.

Na guia da OMS temos 6 dicas para enfrentar 
um rumor em situações de crise:

Repeat the rumor you’re rebutting. If people are hearing X from their friends and coworkers, you can’t just say Y instead, as if you hadn’t even heard the rumor. You need to start by saying, “Yes, I heard X too.”
Be empathic toward those who believe the rumor. You don’t want to validate that X is true, since your point is that it’s false – but it helps to validate that people aren’t stupid to think X might be true.
Demonstrate that you have taken the rumor seriously. Many people expect official sources to deny damaging rumors whether they’re true or not. So if you want your denials to be credible, show that they’re not knee-jerk. “Here’s what I did to look into the rumor…. And here’s what I learned….”
Give evidence that the rumor is false. Your evidence may be quantitative data. It may be quotations from credible third parties. It may be anecdotal. Ideally, it will be all of the above. Don’t expect people to take your word for it.
Discuss all evidence that the rumor is true. Assume people have heard or will hear the other side’s most persuasive arguments. They will loom all the larger if you haven’t mentioned them. If the evidence is 95% on your side, don’t claim it’s 100% on your side. Talk about the discrepant 5%.
Promise to stay alert. Good science is always tentative, and so is good risk communication. “Even though there are no signs of X so far, I am keeping an open mind. If the situation changes, here’s how I’ll know…. And if that happens, I will announce it immediately.”

Desenvolvimento.

O desenvolvimento não começa com os bens, começa com as pessoas e com a sua educação, organização e disciplina. Sem estes três, todos os recursos mantêm-se latentes, um potencial inexplorado.”
Small is Beautiful

Thursday, March 22, 2012

"Perspectivas para um Sistema Nacional de Voluntariado"


  • Seminário "Perspectivas para um Sistema Nacional de Voluntariado", a se realizar nos dias 21 a 23 de março de 2012, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. O seminário tem por objetivo conhecer boas práticas nacionais e internacionais na área de voluntariado, bem como discutir as bases para desenvolvimento do Sistema Brasileiro. Mais informações em
    cooperacaohumanitaria.itamaraty.gov.br

Wednesday, March 14, 2012

Visualize.me

Wednesday, February 8, 2012

As lições de Fukushima



A Eletrobras Eletronuclear está entre as patrocinadoras do 3º Seminário Nacional de Energia Nuclear, que tem como foco principal o debate sobre as usinas brasileiras e o modelo que será escolhido pelo Brasil para as quatro usinas programadas para serem construídas até 2030, dentro da matriz energética, além da necessidade de prevenção de acidentes e da gestão de riscos.

O evento se realiza em um momento bastante oportuno para que empresas, academia, governo e profissionais discutam os avanços e novas tecnologias que possam tornar a energia nuclear mais segura, limpa e adequada no Brasil, de maneira a complementar a demanda energética que o país precisa em sua matriz energética para assegurar seu desenvolvimento. E cresce ainda mais de importância no momento em que alguns países do mundo estão revendo os atuais modelos tecnológicos de geração.
O evento vai reunir técnicos e executivos do setor nuclear e de empresas de consultoria, construção e montagem industrial, fornecedores de equipamentos e soluções tecnológicas, universidades e institutos de pesquisas e entidades do setor para discutir investimentos, demanda de mercado, disponibilidade de mão de obra especializada e novas tecnologias para atender o projeto nuclear brasileiro e sua importância como forte alavanca ao crescimento brasileiro e à competitividade da indústria e da engenharia do País.
Para se inscrever no 3º Seminário Nacional de Energia Nuclear, basta solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail cristiana.iop@planejabrasil.com.br ou ligar para o Atendimento ao Participante nos telefones (21) 2262-9401/ 2244-6211.

Palestrantes confirmados
· Alberto Casadei - Managing Director, New Plant Operations Brazil - Westinghouse Electric Company
· Angelo Fernando Padilha - Presidente da CNEN
· Ayrton Caubit - Secretário Executivo da ABDAN
· Bernard Bastide - Diretor da AREVA Brasil e América do Sul
· Carlos Maurício Lima de Paula Barros – Presidente da ABEMI
· Danilo Stocco - Gerente do Setor de Certificação da ABENDI
· David Hinds - Líder de Programa de Engenharia de Novas Plantas - GE Hitachi Nuclear Energy International
· Ed Cummins - Vice-President and Chief Technologist, New Plant Technologies - Westinghouse Electric Company
· Edson Kuramoto – Presidente da ABEN
· Isidro de la Fuente - Vice Presidente Comercial das Américas – Projetos de Planta Nuclear - GE Hitachi Nuclear Energy International
· Ivan Pedro Salati de Almeida — Diretoria de Radio Proteção e Segurança Nuclear da CNEN
· Leonardo Dalaqua Junior - Gerente de Projetos da Genpro Engenharia
· Ronaldo Fabrício - Vice-Presidente Executivo da ABDAN
· Rosane Lopes – Socióloga, Comunicadora e Consultora de Comunicação de Risco
· Uwe Stoll - Vice Presidente de Engenharia de Base Instalada da AREVA
· Wiliam Gomes Nunes – Analista e Responsável técnico pelo licenciamento ambiental da CNAAA do IBAMA

Data: 08 e 09 de fevereiro de 2012
Auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro – Praça XV, nº 20 - Centro

Sunday, January 15, 2012

Blog Mobilização Federal - Brasil


O governo federal lançou o Blog Mobilização Federal, que reúne informações sobre os esforços do Brasil em ajudar as vítimas das chuvas e das secas. A página traz notícias atualizadas sobre as medidas do governo em socorro às vítimas de desastres naturais, além de ações de prevenção e reconstrução das cidades atingidas.
No endereço, também é possível acessar o número de contas bancárias para doações aos municípios e vídeos de entrevistas de ministros com anúncio de medidas emergências e de campanhas educativas.

Saturday, January 14, 2012

Criar diálogos... communiting!!


seja lá o que você pense sobre o futuro dos negócios...
seja lá o que você acha que a sua marca significa para as massas...
ou qual for a sua estratégia de marketing para a juventude...
uma coisa é certa: estamos no meio de uma mudança épica...
Sob alguns aspectos, parece que voltamos ao Século XVII, quando todos estavam na corrida para descobrir o novo mundo...
o google são os franceses...
o twitter são os espanhóis...
a microsoft são os holandeses...
os malucos da apple são os portugueses...
os oceanos são a internet e os computadores e softwares são os navios...
e todos eles estão navegando para encontrar e conquistar novas terras...

a mudança está acontecendo por todas as partes...
na política por todo o mundo...
no âmbito corporativo...
no ramo do entretenimento...
nas fábricas...
os setores da economia e as marcas têm que se perguntar:
por que isto está acontecendo?
o que é a causa disto?
se você não se perguntar, não será capaz de se manter relevante quando a energia da transformação terminar...
novos tempos demandam novas ideias...
olhar para o passado não é uma forma de garantir um futuro...
repare nos filmes:
há um novo “planeta dos macacos”, um remake de “conan, o bárbaro”
enquanto na TV, há as novas “panteras” e um novo “hawaii 5-0”...
é como se tivéssemos perdido a capacidade de imaginar...
teriam desaparecido todas as mentes criativas?
ou...
quem foi que parou de investir nos sonhadores?

a indústria da música continua a vender discos de plásticos
também conhecidos como álbuns – quando os atuais fãs de música compram ou escutam músicas direto da internet ou por meio de seus celulares...
o presente gira em torno do acesso à representação física do consciente coletivo...
antigamente, a consciência coletiva era um conceito...
hoje em dia, a consciência coletiva está no seu smartphone e se chama twitter...
o twitter é a representação física da consciência coletiva, pela qual pode-se conectar com a consciência de milhões...
você não precisa adivinhar o que se passa na cabeça das pessoas...
as pessoas estão conectadas...
para se manter relevante, você ou o seu negócio ou a sua marca precisam ser parte desta conexão...
é preciso participar das conversas...
ou mesmo começar as conversas...
é preciso inventar ou amplificar culturas...
marcas precisam ouvir a comunidade...

pense nos setores da economia que estão prosperando e naqueles que estão tendo prejuízo...
muitos dos que estão no prejuízo têm apostado nos comerciais de TV e ainda não encontraram novos maneiras de ofertar seus produtos...
os que estão prosperando não têm comerciais mas ainda assim são bem-sucedidos...
qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do facebook?
qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do zynga?
qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do twitter?
ou de algum outro negócio em ascensão que reúna comunidades?
Há todo um novo conceito de marcas e negócios que reúnem comunidades...
Você não precisa utilizar os canais tradicionais para o marketing e a publicidade
Hoje em dia, você precisa transformar um momento em uma força e uma força em um movimento
que não pode ser realizado em um comercial de 30 segundos
é preciso iniciar uma conversa com seus consumidores
então, digo eu, CRIE CONVERSAS E NÃO ANÚNCIOS...
Em 2011, se você quer encontrar seus consumidores, não pode fazer negócios como se estivéssemos em 1991 ou mesmo em 2001
especialmente no mercado para jovens...
o que prendia a sua atenção ontem não vai mais prender a sua atenção hoje ou amanhã...
práticas antigas não resolverão problemas do presente ou do futuro...
os empresários antes iam onde o dinheiro estava
atualmente, para ter um negócio, é preciso ir onde estão as pessoas
pessoas tem o poder de acabar com as marcas ou fazer delas um sucesso

penso que deveríamos evoluir do marketing para o COMMUNITING...
temos comercializado tanto que temos matado as comunidades...
temos comercializado tanto que temos feito mal aos nossos clientes...
temos que conduzir os negócios de uma forma que dê condições e sustente as comunidades...
COMMUNITING tem a ver com a COMUNICAÇÃO entre pessoas e companhias que dão condições e sustentam uma COMUNIDADE...
O COMÉRCIO está nas intersecções dos relacionamentos entre as pessoas e as empresas.
COMMUNITING será o novo padrão:
Se o seu anúncio, plano de marketing ou comunicação não acrescenta, remodela, dá condições ou fortalece a comunidade, então não o leve adiante.

Por will.i.am, líder da banda Black Eyed Peas

Communiting - Crie Convesas, não anúncios

Communiting, a comunicação entre as pessoas e as companhias sustentando as comunidades. Uma nova comunicação, que envolve a participação e o entendimento, tanto das empresas como do público e das comunidades. Will.i.am  cria um novo conceito para a comunicação, a publicidade e a propaganda, diferente de como as conhecemos hoje.

Sunday, December 18, 2011

Curso prepara jornalistas para gerenciamento de crise


No dia 10 de dezembro o Sindijornalistas, em parceria com a Arcelor Mittal Tubarão, realizou o curso Gestão e Planejamento de Comunicação de Risco, no Radisson Hotel. O curso foi ministrado pela  Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), socióloga e especialista em Comunicação de Risco pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Rosane Lopes.
 facilitadora abordou as ferramentas e propostas para planejamento da comunicação em áreas de risco para os profissionais do jornalismo conseguirem atuar durantes as crises nos setores público e privado. Ver mais

Thursday, December 8, 2011

I COLÓQUIO INTERNACIONAL: GESTÃO DO RISCO E SEGURANÇA CIVIL

O Programa de Pós-Graduação em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense e o Centro de Pesquisas em Geografia - CEGUM da Universidade Paul Verlaine-Metz da França promovem de 11 a 14 de dezembro de 2011 o I Colóquio Internacional sobre o tema "Gestão do Risco e Segurança Civil: Resiliência, Adaptação, Estratégia - do diagnóstico espacial à transferência de estratégias”. O evento que será realizado no Instituto de Geociências da UFF, na Cidade de Niterói, Rio de Janeiro, visa reunir membros da academia e centros de pesquisa em prevenção de desastres, técnicos e gestores com atuação na área, coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, comunidade e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos.
As inscrições estarão abertas até o dia 31 de outubro e 30 de novembro de 2011 para os interessados em apresentar trabalhos e até o dia 12 de dezembro de 2011 para os demais participantes do evento.

Saturday, November 19, 2011

Thursday, October 20, 2011

Comunicação….Um outro olhar !

“Agir em comum”, como bem mostra a História das civilizações, não é tarefa de fácil execução. Comunicar, neste sentido, é uma ação que deve ser pensada, planejada, avaliada e re-avaliada quantas vezes for preciso. A reflexão sobre o tema não deve estar dissociada da ação, sob o risco de não efetivar-se um verdadeiro diálogo com o próximo. A comunicação organizada pode (e deve) ser um precioso auxílio para o crescimento do cidadão e para o estabelecimento de um quadro social justo e equilibrado. Constata-se que uma comunicação efetiva considera o público receptor (o primeiro interessado) enquanto co-produtor do conhecimento e de sentido, e não somente como receptor passivo de dados informacionais dispersos.

Se bem utilizada, a Comunicação Social pode se tornar um recurso estratégico capaz de efetivar uma ação social profunda e abrangente. Para promoção de bons hábitos de higiene a comunicação deve ser capaz de informar, educar e levar a ação ou seja provocar uma mudança de comportamento.

Não é por acaso que a acepção filosófica mais comum da idéia de Comunicação é seu sentido substantivo relativo ao desenvolvimento da personalidade humana e a construção de um ideal social que favorece a todos. De acordo com esta premissa, a comunicação organizada pode ser um precioso auxílio para o crescimento do sujeito e o estabelecimento de um quadro social justo e harmonioso. O fluxo de informações difundidas e/ou trocadas constitui, desta forma, a substância do pensamento social vigente. A qualidade (e não apenas a quantidade) destas informações seria o principal fator para a melhoria das condições de vida e a garantia do bem-estar da população. Isto, quando se trata de um bem precioso e sagrado como a saúde com boas práticas de higiene, implica um imperativo de uso ético da comunicação e não exclusivamente pragmático ou comercial.
De fato, no caso das questões sociais como a sanitária, apenas o trabalho de comunicação (informação, popularização, conscientização e sensibilização) é capaz de fornecer ao sujeito e ao grupo os subsídios simbólicos necessários para a avaliação dos riscos potenciais e a adoção de modus operandi preventivos eficazes. Isso implica na obrigação, por parte dos atores sociais, de elaborar estratégias comunicacionais específicas para a sensibilização e a conscientização da população quanto à possibilidade (eventualidade ou iminência) de crise ou ruptura no sistema vigente e a subseqüente necessidade de mudança de comportamento (hábitos, costumes e rotinas).

Assim, se deve buscar, em primeiro lugar, o estabelecimento de quadros comunicacionais de natureza dialógica que considerem o público receptor (o primeiro interessado) enquanto co-produtor do conhecimento e de sentido, e não somente como receptor passivo de dados informacionais dispersos, sem nexo evidente com seu contexto de vida. Assim fica claro  a importância da comunicação dialógica para uma troca efetiva entre emissores e receptores.

Ao pretender uma clara tomada de consciência, por parte do público, acerca dos perigos latentes que o rodeiam e ameaçam seu bem-estar, as campanhas de sensibilização devem abranger todos os aspectos da vida da população interessada e lhe tentar sugerir uma visão auto- reflexiva e objetiva de si mesmo; sem, todavia, desvalorizar seu saber empírico ou estigmatizar suas tradições e suas crenças no afã de não provocar atritos inúteis entre sua visão do mundo e sua auto-representação, de um lado, e o ideal preventivo almejado, por outro lado.

Assim, considerando que uma das maiores dificuldades em tornar o público- alvo sensível à ação do agente diz respeito à forma como esta (ação) lhe é apresentada e transmitida, deve-se desdobrar esforços para manter os níveis constitutivos do processo comunicacional natural e intimamente ligados ao seu contexto de origem, e do ambiente cultural. Precisamos da  colaboração do público no projeto social sanitário pretendido e a co-elaboração de uma estratégia social imediata e de fácil implementação na sua realidade local.

A comunicação deve resgatar, mais do que nunca, sua dimensão humana e humanista primária a sua raiz filosófica que nasce do instinto de estar junto para as condições vitais inerentes ao celebrar, compartilhar e comungar. De modo prático, o sucesso na empreitada de transformação do paradigma social e comportamental depende da efetiva capacidade de mobilização do grupo interessado e seu convencimento da validade da argumentação técnica e científica proposta e não imposta. Regra básica da Comunicação Social que   adquire um significado mais agudo quando se trata de um universo tão importante e vital como promoção de bons habitos de higiene, com a participação de toda a Sociedade Civil.

Rosane Lopes – Consultora de Comunicação (C4D)  para Água e Saneamento e Gestão de Crises – www.comunicacaoderisco.com

Tuesday, October 11, 2011

Rio de Janeiro - simulado


SIMULADO DE DESOCUPAÇÃO - A Defesa Civil Municipal realiza neste domingo, às 10h, o quarto exercício simulado de desocupação em mais 12 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. As comunidades localizadas nos bairros da Penha, Alemão, Olaria, Andaraí, Grajaú, Leme, Rio Comprido e Santa Teresa receberão o treinamento simultaneamente. Quando as sirenes forem acionadas, os moradores das áreas de risco deverão deixar suas casas e se dirigir a um dos 30 pontos de apoio pré-definidos pela prefeitura nestes locais.

A Defesa Civil já treinou 44 comunidades e mobilizou 13 mil famílias que moram em áreas de risco. Os equipamentos estão sendo implantados em diversos pontos da cidade e, até o verão, serão 66 comunidades com o sistema de sirenes.

Sunday, October 9, 2011